segunda-feira, 2 de maio de 2011

Barómetro Facebook


O tema das sondagens está na ordem no dia, com partidos a criticarem o processo como os mesmos estão sendo levados a cabo, e pela fraca amostragem que apresentam, resultando em alguns enganos de relevo. A sondagem realizada pela Marktest recentemente é exemplo disso mesmo, quando o número de respostas obtidas não chegaram sequer às duas centenas.

Foi muito recentemente criada uma ferramenta no facebook que permite criar sondagens, e está a decorrer de momento uma que apresenta a seguinte questão: "Em quem é que vocês vão votar no dia 5 de junho 2011" (podem procurar esta votação pelo motor de busca do facebook). A mesma sondagem apresenta já uma amostragem bem mais significativa que as tradicionais realizadas pelo telefone. Havendo uma estratégia para validar estas respostas, verificando se foram feitas por perfis verdadeiros, esta seria uma boa alternativa e que poderia trazer uma maior credibilidade às sondagens. Até a esta hora os resultados são os seguintes (eliminando aquelas opções com piadinhas de circunstância):

PSD - 35,32% (527 votos)
CDS-PP - 25,60% (382 votos)
PS - 23,86%(356 votos)
CDU - 8,25% (123 votos)
BE - 6,97% (104 votos)

E porque não abrir mentes e aderirmos às novas tecnologias? Este resultado é deveras curioso.

1 comentário:

Renato_Seara disse...

Atenção que nas Presidenciais, esse tipo de sondagem dava o Nobre, a meros 2% do Cavaco. A realidade foi contudo bem diferente.

Digo já que votava no Falcão, quer o jogo de cabeça, quer o de cintura, são bem melhores que o dos outros candidatos.